sábado, 20 de julho de 2013

Isso não se fala!

Cada vez que tento segurar minha língua e tento me colocar no lugar do meu interlocutor, imagino cenas cômicas cheias de verdades nuas e cruas!
Cenas do tipo:
"- Foi bom pra você?
- Já tive melhores!"
Mas não consigo me colocar na pele da maioria dos interlocutores que sairiam magoados, quebrando tudo. Em vez disso eu sorriria e perguntaria "Sério? O que a gente pode fazer pra ficar legal então?"

A verdade é um presente que a gente recebe!
A verdade é simples, é mágica, e por mais que às vezes choque ou não atenda às nossas expectativas, é o caminho ideal para que cada um possa encontrar seu eixo: sua posição real dentro de um contexto e não aquela que você acha que ocupa!

Aprendemos ao longo da vida a usar máscaras e adotar padrões e procedimentos comportamentais "Fale menos, ouça mais..."
Agora mesmo, por exemplo: já passou tanta coisa pela minha cabeça, eu redigi e apaguei pensando que de repente minha mãe poderia ler e se chocar...
Pensei em usar o ex marido como exemplo, mas a gente aprende a enterrar o passado. Ah sim: e está pré estabelecido que pessoas bem resolvidas não falam de ex!
Balela!!!
As cagadas são excelentes meios de aprendizagem!
E não adianta: a gente só faz o que quer. Às vezes sabe que é cagada, mas corre o risco.
Risco? Risco nada... É a vida!

E pra ilustrar, um pouco de cotidiano:

- Acho que não rola... Tenho perdido a admiração por você. Somos muito diferentes... Não rola um groovie!
- MAS QUEM VOCÊ PENSA QUE É? Prepotente, arrogante, chata pra caralho!

- Ouvir você dizer que no começo ninguém gostava de mim me magoou muito!
- A diferença entre antes e agora é que agora as pessoas aprenderam a conviver com você. Foram obrigadas. Porque a chefe gosta de você. Não que trabalhar com você seja fácil. É muito mais um desafio. Você é teimosa, não escuta quem sabe mais, bate boca, erra, os outros tem que refazer o seu trabalho, quando alguém vem te falar, você não admite que errou e ainda se ofende com tudo... Honestamente, é um pé no saco!
- Vai tomar no cu!

- Não somos amigos, não te acho a coisa mais simpática do mundo... não precisamos tomar cerveja juntos. Mas eu te respeito profissionalmente e preciso poder contar com você.
- Eu te acho completamente sem noção, mas você trabalha bem e dá resultado.Confio quando você está executando algo. Pode contar comigo!

Nos dois primeiros casos os personagens nunca mais se olharam na cara.
No terceiro, eles ainda não se gostam, não são amigos, porém o trabalho nunca sai melhor do que quando os dois estão na mesma equipe!

Você não precisa fingir que está legal só pra ser agradável...
Por outro lado, não precisa se expor a uma situação que não te agrade pra depois ficar fazendo cara feia com o argumento de que "estou sendo verdadeira"!
No fim de tudo, a verdade é muito mais que o verbo proferido (ou guardado!)...
É a verdade que te faz bem;
e é a verdade que te transforma no que você é e te conduz ao que você deseja ser;

As verdades individuais às vezes conflitam, mas isso não será um problema a menos que os "donos das verdades" transformem num!

E que o fim de semana seja verdadeiramente lindo!!!
É o que verdadeiramente desejo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário